cover
Tocando Agora:

Câmara de Salvador aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas

A Câmara de Salvador aprovou um projeto de lei que prevê o uso da Bíblia como material de apoio pedagógico em escolas públicas ...

Câmara de Salvador aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas
Câmara de Salvador aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas (Foto: Reprodução)

A Câmara de Salvador aprovou um projeto de lei que prevê o uso da Bíblia como material de apoio pedagógico em escolas públicas e privadas da capital baiana.

O Projeto de Lei nº 262/2025 foi aprovado pelos vereadores na última quarta-feira (24), com apenas seis votos contrários.

Os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Hamilton Assis (Psol), Marta Rodrigues (PT), Silvio Humberto (PSB), João Claudio Bacelar (Podemos) e Hélio Ferreira (PCdoB) votaram contra o projeto. O PL segue em tramitação na Câmara.

A proposta, de autoria do vereador Kênio Rezende (PRD), pretende que a Bíblia seja um material de suporte em disciplinas como História, Literatura, Geografia, Filosofia, Artes e Ensino Religioso. 

“A proposta é valorizar o conteúdo histórico, cultural e geográfico da Bíblia Sagrada, sem impor religião, respeitando a liberdade de cada aluno e de todos”, afirmou Rezende.

O texto estabelece que o uso das Escrituras em sala de aula é facultativo, permitindo que os alunos escolham não utilizar o material.

Segundo o vereador, a medida tem o propósito de ampliar os recursos pedagógicos disponíveis e promover a diversidade cultural e o respeito à pluralidade de ideias no ambiente escolar.

“Um passo importante para ampliar o conhecimento e enriquecer a educação em Salvador”, declarou Rezende.

Leis aprovadas

Projetos de lei semelhantes sobre o uso da Bíblia em escolas já foram aprovados em diversas cidades e estados do Brasil. 

Em Conquista da Vitória (BA), uma lei que autoriza o uso da Bíblia como material complementar em escolas municipais foi promulgada no início de agosto.

A Câmara de Vereadores de Joinville, em Santa Catarina, aprovou o Projeto de Lei 147/2025, que permite a Bíblia como recurso paradidático nas escolas públicas e particulares da cidade, em 12 de agosto.

No dia 7 de agosto, um projeto de lei que prevê a distribuição de Bíblias em escolas estaduais do Ceará foi aprovado.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais, também aprovou o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas da cidade.

Em Manaus (AM), foi sancionada a Lei nº 1.332/2009, permitindo a utilização das Escrituras como conteúdo complementar em escolas públicas e privadas.

Em Rio Branco (AC), o projeto de lei “Bíblia nas Escolas” foi aprovado no ano passado, autorizando a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas. Assim como em Belo Horizonte (MG), através da promulgação da lei 11.862/2025, em maio deste ano.

Em Porto Alegre (RS), um projeto de lei que prevê que Bíblias sejam disponibilizadas para o uso de alunos e professores nas bibliotecas das escolas municipais está em discussão na Câmara de Vereadores.